Inflação diminui em São Paulo na primeira semana de agosto

10/08/2005 - 9h31

Fábio Calvetti
Da Agência Brasil

São Paulo – A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) no município de São diminuiu na primeira semana de agosto e ficou em 0,19%. O índice, apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), ficou abaixo do registrado em julho, que foi de 0,30%.

Os preços de produtos e serviços relacionados à saúde voltaram a puxar a inflação, com alta de 1,50%. O grupo Despesas Pessoais, que em julho sofreu influência da alta dos pacotes de viagem, já mostra desaceleração, com um aumento de 0,98%.

Os gastos com alimentação tiveram variação negativa pela oitava semana consecutiva e foram os principais responsáveis para conter o índice. O grupo teve deflação de 0,87%. Os outros itens que compõem o IPC-Fipe tiveram as seguintes variações positivas: Transportes (0,69%), Vestuário (0,64%), Habitação (0,06%) e Educação (0,05%).

O coordenador de pesquisa da Fipe, Paulo Piccheti, afirmou no início do mês que agosto deverá ter uma inflação de aproximadamente 0,40%. A Fipe mede semanalmente os gastos de famílias com renda até 20 salários mínimos na cidade de São Paulo.