Funcionários do BC decidem fazer paralisação de advertência no dia 18

10/08/2005 - 19h42

Brasília, 10/8/2005 (Agência Brasil - ABr) - Os funcionários do Banco Central vão fazer greve de advertência de 24 horas, no próximo dia 18. Em assembléia realizada hoje (10) à tarde, em frente à sede do BC, quase 370 funcionários resolveram parar por causa da falta de sinalização do governo em retomar as negociações com a categoria, conforme afirmou o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Paulo Tasso Calovi.

Todas as regionais do BC, segundo ele, também decidiram pela paralisação, em reuniões realizadas ontem (9) e hoje. Inicialmente, a intenção da categoria é solicitar reajuste salarial de 57%, para recompor perdas, mas o dirigente sindical ressaltou que nem vai colocar isso em discussão no momento, porque "o fundamental é reabrir o diálogo".

O presidente do Sinal disse que há mais de 30 dias entregou uma pauta de reivindicações ao BC, que se comprometeu a reabrir a mesa setorial de negociações, composta por representantes dos ministérios da Fazenda, Planejamento e Casa Civil. Mas até agora, acrescentou, "estamos no marco zero, e temos indicativo de dificuldades na negociação, em função do corte de 50% nos gastos de custeio".