Financiamento público de campanha e fidelidade partidária são temas de conferência na Câmara

10/08/2005 - 7h13

Brasília - O financiamento público de campanha e a fidelidade partidária são temas da Conferência Internacional sobre Desafios e Perspectivas do Fortalecimento das Instituições Políticas Brasileiras, que começa hoje no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados.

Participam da abertura dos trabalhos, às 9 horas, os presidentes do Senado, Renan Calheiros, da Câmara, Severino Cavalcanti, e do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim. Também foram convidados os ministros da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e da Secretaria de Relações Institucionais, Jaques Wagner; e o embaixador dos Estados Unidos, John Danilovich.

Pela manhã, será realizada uma mesa-redonda sobre instituições políticas para o Século XXI, coordenada pelo presidente do Parlamento Latino-Americano (Parlatino), deputado Ney Lopes. À tarde, a partir das 12 horas, haverá debates sobre as experiências internacionais de reformas políticas e sobre mudanças no sistema de representação proporcional, incluindo temas como federações partidárias, verticalização, ciclos eleitorais e cláusulas de barreira.

Às 16h50, terá início uma mesa-redonda para debater questões referentes ao voto, como lista fechada, voto distrital misto e voto eletrônico. Participa como coordenador dos trabalhos o ex-ministro da Secretaria de Coordenação Política e Assuntos Institucionais e deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB/SP). A conferência internacional prossegue até amanhã (11). Hoje o encerramento dos debates está previsto para as 19 horas.