Estudo revela que investimentos no Nordeste estão descentralizando indústria

02/08/2005 - 23h35

Daniel Merli e Keite Camacho
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os quatro estados da região Sudeste continuam concentrando os investimentos em indústria de base – que produzem material para outras indústrias. Metade dos investimentos do setor programados até 2010 serão em Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo ou Rio de Janeiro. Mas as regiões Norte e Nordeste terão aumento de investimentos, de 6% e de 30%, repectivamente.

Os dados estão em documento divulgado pelo Instituto de Estudos para Desenvolvimento Industrial (Iedi), a partir de informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O estudo do Iedi levanta 198 projetos para ampliação da indústria de base, que totalizam investimentos de US$ 25 bilhões até 2010. E destaca ainda os pólos industriais de Camaçari, na Bahia, e de Manaus, no Amazonas.

"Detectamos um ciclo importante de investimentos nas siderúrgicas, nas indústrias de papel e celulose e nas petroquímicas", afirmou hoje (2) o diretor-executivo do Iedi, Júlio Gomes de Almeida, em entrevista à Rádio Nacional AM.