Em nota, presidência informa que Lula só tratou com Portugal Telecom sobre investimentos no Brasil

02/08/2005 - 21h51

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Secretaria de Imprensa e Porta-Voz da Presidência da República divulgou hoje (02) nota afirmando que "em nenhum momento" o presidente da República tratou com a empresa Portugal Telecom "qualquer assunto que não se referisse aos empreendimentos da companhia portuguesa no Brasil".

A nota ressalta que, em seu governo, o presidente Lula recebeu a Portugal Telecom em dois momentos: em janeiro de 2003 e em outubro de 2004. E acrescenta que as audiências "foram solicitadas por aquela empresa para comunicar seus novos investimentos no Brasil".

O deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) disse hoje (2), durante o depoimento do deputado José Dirceu (PT-SP) ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, que o ex-ministro da Casa Civil teria autorizado o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) a enviar emissários a Portugal para negociar com a Portugal Telecom uma captação de recursos em nome do PT para cobrir dívidas do partido.

A Portugal Telecom é uma multinacional que possui participação em empresas de comunicação no país.

Confira, na íntegra, a nota:

"Qualquer brasileiro ou brasileira tem acesso à agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma vez que ela se encontra disponível na internet (Clique aqui para acessar informações sobre a agenda de Lula).

O Presidente da República recebeu a Portugal Telecom em 21 de janeiro de 2003 e em 19 de outubro de 2004. As audiências foram solicitadas por aquela empresa para comunicar seus novos investimentos no Brasil.

Nas duas audiências estavam presentes os ministros das Comunicações, respectivamente Miro Teixeira, em 2003, e Eunício Oliveira, em 2004, sendo que na segunda também se encontrava o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan.

Em nenhum momento foi tratado qualquer assunto que não se referisse aos empreendimentos da companhia portuguesa no país."