Tony Blair diz a Lula que comissão independente investiga morte do brasileiro

02/08/2005 - 13h24

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, telefonou hoje (2) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Imprensa e Porta-Voz da Presidência. Blair lamentou a morto de Jean Charles, brasileiro morto pela polícia de Londres, no dia 22 de julho, ao ser confundido com um terrorista.

No telefonema, que durou dez minutos, o premiê britânico informou Lula que uma comissão independente está investigando a morte do brasileiro e ressaltou que a Inglaterra enfrenta dificuldades por causa do terrorismo. De acordo com informações da Secretaria, o presidente brasileiro manifestou compreensão ao momento enfrentado pela Inglaterra, mas destacou que é necessário ter cuidado que situação semelhante à de Jean Charles se repita e provoque a morte de inocentes.

Lula relatou ainda a Blair o sofrimento enfrentado pela família do brasileiro e a conversa que teve com eles. O presidente agradeceu o telefonema do primeiro-ministro britânico e lamentou o episódio.