Investimentos em indústria de base até 2010 somam US$ 25 bilhões, aponta instituto

02/08/2005 - 13h59

Keite Camacho
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As indústrias de base – que produzem material para outras indústrias – planejam investir US$ 25 bilhões até 2010 na criação ou ampliação de 198 projetos. O levantamento, feito pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio foi analisado em um documento do Instituto de Estudos para Desenvolvimento Industrial (Iedi).

Em entrevista à Rádio Nacional AM, o diretor-executivo do Iedi, Júlio Gomes de Almeida afirmou que este pode ser o maior ciclo de investimentos nessa área nos últimos 20 anos. "A indústria sempre está investindo, a Vale do Rio Doce está sempre investindo em minério de ferro, mas não um ciclo grande de investimentos concentrado no tempo", apontou Almeida.

"Detectamos um ciclo importante de investimentos nas siderúrgicas, indústrias de papel e celulose e nas petroquímicas. Nós detectamos um ciclo importante de investimentos", afirmou. Almeida destacou ainda que as regiões Norte e Nordeste apresentaram projetos importantes para as indústrias de base. "Eles são capazes de mudar a natureza do município em que se instalam e da redondeza. Quer dizer, gerar uma atividade econômica nova, gerar empregos, empregar o pessoal", disse.