Impacto da legislação sobre o aborto na vida da mulher é tema de encontro internacional

02/08/2005 - 7h08

Brasília - Especialistas da área do Direito, parlamentares, profissionais de saúde e representantes de movimentos feministas e de mulheres discutem hoje o impacto de leis que restringem e punem o aborto para a saúde, a vida e os direitos das mulheres.

O encontro internacional começa, às 9 horas, no Hotel Melliá Confort Park, com uma mesa-redonda sobre o processo brasileiro de reforma da legislação sobre o aborto. Participam a secretária-adjunta da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Maria Laura Sales Pinheiro, e a diretora de Ipas Brasil (organização não-governamental com enfoque na saúde reprodutiva da mulher), Leila Adesse.

À tarde, a partir das 14h30, serão realizados os painéis Status legal do aborto, estratégias de advocacy e fundamentos da reforma legal em outros países da região e Contribuição das Jornadas Brasileiras pelo Direito ao Aborto Legal e Seguro.

O primeiro vai reunir representantes dos Estados Unidos, da Colômbia e do Uruguai. O outro contará com a participação da advogada Silvia Pimentel, do Comitê sobre Discriminação contra a Mulher da Organização das Nações Unidas (Cedaw), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os debates do seminário internacional Reforma Legal para Avançar na Proteção dos Direitos Sexuais e Reprodutivos no Brasil prosseguem até as 17h30. O evento é promovido pela Ipas Brasil em parceria com a SPM e a Fundação Ford.