BB já apoiou mais de 50 ações com projeto de incentivo ao desenvolvimento regional sustentável

02/08/2005 - 9h46

Valtemir Rodrigues
Da Voz do Brasil

Brasília - As regiões Norte, Nordeste e os vales do Jequitinhonha e Mucuri em Minas Gerais estão sendo beneficiados com o acesso mais facilitado ao crédito e a melhoria de suas atividades produtivas. O projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) do Banco Brasil tem dois anos, já apoiou mais de 50 atividades produtivas, com expectativa de R$ 121,7 milhões para investimento e custeio de projetos.

De acordo com o responsável pela Gerência de Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco do Brasil, Edson Corrêa, a idéia da ação é aumentar o desenvolvimento nessas regiões, com a geração de emprego e renda, fortalecendo as atividades locais. Segundo ele a intenção é melhorar a qualidade de vida das comunidades onde o banco atua. "Não podemos nos eximir da responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento sustentável e a melhoria de qualidade de vida das comunidades localizadas nas regiões onde estamos presentes", afirmou.

Corrêa diz que o público do programa são as famílias de baixa renda. "Queremos atender, principalmente, aquele cidadão que é mais humilde, que de alguma forma não tem chances de encontrar algum tipo de apoio nos grandes bancos", disse. Ele explicou também que os programas atendem a própria sociedade organizada, que procura o banco para apresentar uma proposta, ou, na maioria dos casos, o gerente do banco procura identificar nessas comunidades atividades produtivas que possam ser apoiadas.

A iniciativa de procurar o banco para estruturar suas atividades pode ser de grupos de produtores, artesãos, comerciantes, do segmento rural ou do urbano organizados. Corrêa explica que um dos objetivos é fortalecer a agricultura familiar onde existe pouca ou nenhuma organização. São comunidades que não têm estrutura de associações, como as cooperativas, por exemplo. Nesses locais são incentivados o cultivo de sisal, mamona, palma e frutas, além de ações voltadas para o comércio, indústria e serviço.

Os interessados em fazer parte do programa devem procurar um sindicato, associações de classe ou mesmo uma agência do Banco do Brasil e apresentar uma proposta. Hoje 702 projetos estão em andamento, 256 já aprovados beneficiando em torno de 52 mil famílias. Para o ano de 2005 é que 1.500 agências desenvolvam atividades de desenvolvimento em suas regiões. Mais detalhes sobre a estratégia de Desenvolvimento Regional Sustentável é só acessar o endereço eletrônico do Banco do Brasil no site www.bb.com.br.