Priscila Rangel
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Controladoria Geral da União (CGU) divulgou ontem (9) a lista, definida, em sorteio público, dos 60 municípios e 12 estados brasileiros que terão fiscalização especial da CGU. Entre eles, estão os municípios de Sobral no Ceará, Rio Quente em Goiás e Três Cachoeiras no Rio Grande do Sul e os estados, Paraná, Alagoas e Matogrosso do Sul.
Segundo o ministro do Controle e da Transparência, Waldir Pires, essa fiscalização é importante para verificar como os municípios e os estados estão administrando os gastos e o dinheiro público. "Estabelece-se um levantamento dos recursos que foram enviados, durante o período de 2 a 4 anos, para a área sorteada. Depois, é enviada uma equipe de auditores da CGU para verificar os documentos, recibos e se os recursos foram aplicados em políticas sociais e de infra-estrutura, por exemplo", explica o ministro.
Waldir Pires explica também que depois de fiscalizar e de ouvir a autoridade local, a equipe de auditores da CGU vai elaborar um relatório que será publicado no site da Controlodoria. O endereço eletrônico do site é www.presidencia.gov.br/cgu, onde é possível encontrar a lista completa dos municípios e dos estados que serão fiscalizados.