Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou hoje mensagem desejando felicidade e êxito ao novo presidente da Bolívia, Eduardo Rodríguez Veltzé. Ex-presidente da Corte Suprema de Justiça, Rodríguez assumiu o cargo após a renúncia do presidente Carlos Mesa, com a tarefa de convocar novas eleições no país.
Na mensagem, Lula afirma que "é motivo de especial satisfação verificar que as lideranças políticas bolivianas, em situação de grande complexidade, souberam chegar a uma fórmula de consenso para a sucessão presidencial, o que constitui mais uma prova do espírito democrático desse povo irmão". O presidente brasileiro manifesta na mensagem a certeza de que Rodríguez saberá conduzir a Bolívia "com equilíbrio e sabedoria" e atenderá os anseios do povo boliviano por desenvolvimento democrático com inclusão social.
Lula afirma também na mensagem que "a Bolívia poderá contar com a amizade e a cooperação do Brasil nesta nova etapa de sua história".
Os congressistas bolivianos votaram ontem (9), em sessão extraordinária, o pedido de renúncia do presidente Carlos Mesa. Eduardo Rodríguez assumiu o cargo à noite. Para que Rodríguez assumisse o cargo, renunciaram ao posto o presidente do Senado, Hormando Vaca Díez, e da Câmara, Mario Cossío, que estavam na linha sucessória do cargo.