Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil
Rio - A produção industrial cresceu em abril em 12 das 14 regiões analisadas pela Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em comparação com abril de 2004. Os dados divulgados nesta sexta-feira (10) mostram que em sete estados as taxas foram maiores do que a taxa nacional, de 6,3%, sendo que o maior crescimento foi registrado no Amazonas (21,8%). As únicas taxas negativas foram verificadas em Pernambuco (-1,5%) e Rio Grande do Sul (-3,9%).
De acordo com o IBGE, o crescimento da indústria foi impulsionado pelo bom desempenho dos setores de material eletrônico e equipamentos de comunicações, como a fabricação de telefones celulares que subiu 36,7% na zona franca de Manaus, mas também com o aumento na produção de automóveis destinados à exportação.
A produção paulista, que responde por 40% de toda a produção nacional, cresceu 7%. Foi a 18ª taxa positiva consecutiva e dos 20 segmentos pesquisados, 17 apresentaram crescimento na produção. Os destaques foram as indústrias farmacêutica (20,5%) e de máquinas e equipamentos (12,4%).