Rio, 10/6/2005 (Agência Brasil - ABr) - O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) no município do Rio de Janeiro será executado pelo governo estadual. O anúncio do acordo foi feito hoje pelo ministro da Saúde, Humberto Costa. Ele disse que a expectativa do Ministério da Saúde é de que o Samu do Rio comece a operar ainda neste mês.
"Eu ontem tive a oportunidade de conversar com a governadora Rosinha Matheus, agradecendo inclusive o apoio dado pela Secretaria Estadual de Saúde. Ela (a secretaria) vai operar o Samu, e a nossa expectativa é que, ainda neste mês de junho, possamos estar aqui para inaugurar o Samu no Rio de Janeiro", afirmou o ministro.
Humberto Costa também revelou que os Ministérios da Saúde e do Planejamento estão estudando uma forma de fazer uma seleção pública de profissionais da área de saúde para contratação temporária, com salários mais altos, para atender a necessidade imediata de pessoal dos hospitais federais, até que sejam realizados os concursos.
"O que nós estamos discutindo com o Ministério do Planejamento é que, talvez num curto prazo, o ideal seria que nós pudéssemos fazer uma seleção pública para uma contratação temporária, com contratos com valores mais altos. Até porque, hoje, o nosso grande problema é que as fundações dos hospitais federais fazem a complementação salarial para os profissionais, e nós não temos como fazer isso com a política de cargos e carreira que impera hoje no Ministério da Saúde", disse.
O ministro da Saúde participou hoje, no Rio, da cerimônia de início da etapa clínica do maior estudo do mundo para tratar doenças cardíacas com base em aplicação de células-tronco, envolvendo 33 instituições de pesquisas e cerca de 1.200 pacientes.