Ministério da Fazenda fala em "agenda positiva" para a economia

03/06/2005 - 18h17

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio – O ministro Antonio Palocci conversou com os líderes da base da Câmara dos Deputados, aos quais apresentou uma proposta de agenda para os próximos meses. A informação foi dada pelo secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Bernard Appy. Ele participou de evento na Bolsa de Valores do Rio, promovido pela Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários do Banco do Brasil (BBDTVM)

Segundo Appy, a receptividade à proposta de Palocci "foi muito boa" a vários projetos, entre os quais o Cadastro Positivo, a partir do qual as pessoas terão um sistema de informação ao crédito que registrará não só os dados negativos de inadimplência, mas também os dados positivos de adimplência dos cidadãos. Bernard Appy acredita que esse respeito ao direito do consumidor deve ter um efeito bastante positivo sobre a redução do custo do crédito.

A perspectiva, segundo o secretário, não é de interrupção da economia, "pelo contrário". "A perspectiva ao longo dos próximos meses é de retomar uma discussão de uma agenda positiva, não do governo, mas do país, para o crescimento econômico". Explicou que a agenda microeconômica é focada no crescimento de longo prazo, enquanto a gestão da política macroeconômica foi o tempo todo neste governo voltada para o crescimento com estabilidade. "E a conseqüência dessa política econômica é que você cria condições para continuar crescendo ao longo dos próximos anos, de forma sustentada", declarou.