Lula visita Diadema e Santo André no final de semana

03/06/2005 - 13h10

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passa o final de semana no estado de São Paulo. No sábado (4), em Santo André, cidade que integra o ABC Paulista, Lula vai entregar 3.800 cartões do programa Bolsa-Família. De acordo com a assessoria do Palácio do Planalto, 11.990 (74%) famílias pobres do município recebem o benefício.

Já em Diadema, Lula vai entregar 500 apartamentos financiados pelo Programa de Arrendamento Residencial (PAR), do Ministério das Cidades. Cada apartamento custou R$ 32 mil (moradia mais o terreno), segundo o Planalto. As famílias terão prazo de 15 anos para pagar o empréstimo à Caixa Econômica Federal.

O PAR contempla famílias com renda de até seis salários mínimos por mês. Os recursos do programa podem ser usados para financiar a construção ou reforma do imóvel. As famílias pagam taxas de arrendamento mensais, uma espécie de aluguel, correspondentes a 0,7% do valor da habitação. Segundo o Ministério das Cidades, o governo deve investir R$ 1 bilhão no programa neste ano.

O presidente Lula irá também distribuir 1.500 cartões do Bolsa Família. Das 11.720 famílias pobres da cidade, 6.149 já são atendidas pelo programa do governo federal, o equivalente a 52% do total, conforme divulgou a assessoria.

Lula irá visitar também as obras do Quarteirão da Saúde, conjunto de hospitais e centros e centros com serviços ambulatorial, emergência e internação. O complexo hospitalar vai atender 450 mil pessoas de Diadema e da região (São Bernardo e zona sul de São Paulo).