Thaís Brianezi
Repórter da Agência Brasil
Manaus - O líder indígena Pedro Garcia, da etnia tariano, será o novo administrador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Manaus. A notícia foi divulgada em primeira mão à Rádio Nacional da Amazônia por Izanoel dos Santos Sodré, coordenador da Amazônia Ocidental da Funai.
A nomeação atende a uma reivindicação antiga do movimento indígena, que ocupou em protesto a sede da autarquia em Manaus durante 27 dias, em janeiro, resultando na exoneração do administrador Benedito Rangel. Apenas no dia 7 de março o escritório local da Funai foi reaberto, e desde então Jorge Fernandes ocupa o posto de administrador-substituto.
A informação foi uma surpresa para Benjamin Baniwa, membro da comissão indígena apoiada pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), que ainda em janeiro indicou à Funai o nome de seis líderes para ocupar o cargo de administrador regional. "O Pedro Garcia fazia parte desta lista, ele é reconhecido pelo movimento. Já foi presidente da FOIRN (Federação das Organizações Indígenas do Alto Rio Negro) e candidato a prefeito de São Gabriel da Cachoeira (nas últimas eleições, pelo PT)", comemorou ele.
"A escolha se deu por análise de currículo. Enviei ontem os dados do Pedro Garcia à Casa Civil. Antes de assumir a administração regional, quero que ele passe quinze dias em Brasília, em um treinamento de gerência", disse Izanoel.
AD