Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife – No município pernambucano de Moreno, na região metropolitana do Recife, as chuvas dos últimos dois dias inundaram a avenida principal da cidade e causaram, até o momento, 593 desabrigados.
O prefeito Edvard Bernardo afirmou que a enxurrada derrubou casas, arrancou postes e destruiu muros, provocando também queda de árvores. Segundo ele, só não ocorreu uma catástrofe porque funcionários da Defesa Civil, da prefeitura e voluntários se uniram quando perceberam que as chuvas se intensificavam para avisar as pessoas que saíssem de casa. As que não puderam ser avisadas "ficaram ilhadas em locais de difícil acesso e foram resgatadas pelos bombeiros, com ajuda de militares do exército".
Bernardo disse ainda que espera contar com apoio dos governos federal e estadual para reestruturara a cidade de 50 mil habitantes. O abastecimento de água só será restabelecido nos próximos três dias, uma vez que as tubulações foram rompidas pela força da correnteza. Alguns bairros também estão sem energia elétrica. As escolas vão permanecer fechadas por tempo indeterminado.