Danielle Gurgel
Da Agência Brasil
Brasília - O desenvolvimento de um estudo internacional sobre a demanda e a oferta do mercado de tecnologia da informação, que permitirá maior capacitação das empresas brasileiras para disputar o mercado externo, foi definido nesta quinta-feira em contrato assinado pela Finep (Fianciadora de Estudos e Projetos), do Ministério da Ciência e Tecnologia, pela Associação Brasileira das Empresas de Software e Serviços para Exportação (Brasscom), e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
O contrato prevê recursos de R$ 2,1 milhões – metade do governo brasileiro e metade do consórdio de empresas. Segundo o gerente geral da ABDI, Edmundo Oliveira, o estudo incluirá um mapeamento da oferta das empresas brasileiras e da demanda internacional.
"Queremos saber aonde podemos gerar melhores negócios. Após as conclusões, é esperado que a empresa brasileira passe a disputar a parte mais nobre do mercado mundial e também cresça de tamanho, gere mais divisas e empregos para o país", informou Oliveira. A conclusão da pesquisa está prevista para agosto.
O estudo abrangerá as grandes empresas de tecnologia da informação do país. "As pequenas empresas não estão envolvidas diretamente, mas serão beneficiárias da cadeia de negócios que uma maior presença das empresas brasileiras no mercado internacional poderá proporcionar", ressaltou Edmundo Oliveira.