Número de inscritos para seminário sobre Mercosul em Salvador supera o de Recife

10/05/2005 - 21h52

Lilian de Macedo
Enviada especial

Salvador - Cerca de 500 pessoas deverão participar do seminário Encontro com o Mercosul, que se realiza amanhã (11) na Casa do Comércio. O número de participantes deverá superar o de inscritos (450) na primeira edição do evento, realizada em Recife (PE), em fevereiro.

De acordo com o secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de Salvador, Leonel Leal, coordenador do encontro, a população da cidade quer conhecer os objetivos do bloco comercial. "As unidades federadas ficam à mercê das decisões do governo. Essa é uma oportunidade de participação ativa na política econômica do país", afirmou.

Leal ressalta, no entanto, que a Prefeitura não está preocupada com o aumento das exportações da Bahia para o Mercosul: "Nosso objetivo não é aumentar as vendas, é ratificar a importância do Mercosul para a política externa do país".

Atualmente, a Bahia é o estado nordestino que mais exporta para o Uruguai, Paraguai e Argentina, o que representa 14% do comércio exterior baiano. A região é a quinta maior exportadora do país para o bloco comercial.