Ministério da Saúde continua reaparelhamento de hospital devolvido à Prefeitura do Rio

10/05/2005 - 18h18

Aline Beckestein
Repórter da Agência Brasil

Rio - O Ministério da Saúde entregou hoje mais um aparelho de raios X para o Hospital Sousa Aguiar, que estava sob intervenção federal, mas foi devolvido à administração municipal por decisão do Supremo Tribunal Federal. Há uma semana, também foi entregue um outro aparelho para a unidade. Cada um deles custou R$92,5 mil.

De acordo com o coordenador geral do comitê gestor dos hospitais requisitados, o médico Sérgio Côrtes, o ministério decidiu manter as entregas dos aparelhos, mesmo após o término da intervenção no Souza Aguiar, "devido à grave situação do hospital".

"O acordo firmado com a prefeitura determinava apenas a manutenção dos insumos já colocados nas unidades. Com isso, nós poderíamos levar esses dois aparelhos de raio X para outros hospitais, mas decidimos entregar essa compra devido ao nosso compromisso de fazer a revitalização do setor de imagem do hospital (raio X e tomografia)", explicou.

Sérgio Côrtes informou que, no início da intervenção, que ocorreu no dia 11 de março, o Souza Aguiar possuía apenas um aparelho de raio X funcionando e outros seis quebrados. Segundo ele, o ministério consertou três desses aparelhos, sendo que um já após o término da intervenção, além da realização da compra dos dois novos.

Ele também disse que, dos dois aparelhos de tomografia, um foi consertado durante o período, assim como foi providenciada a climatização das salas de tomografia. O médico também disse que a previsão do Ministério, antes da devolução do Souza Aguiar, era consertar o outro aparelho de tomografia e comprar mais quatro aparelhos de raio X para o Souza Aguiar.