Em discurso lido pelo ministro da Agricultura, Lula pede cooperação com países africanos

26/04/2005 - 22h31

Lílian de Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, leu durante a cerimônia de comemoração do 32º aniversário da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o discurso preparado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente não pode comparecer ao evento.

Rodrigues citou a preocupação de Lula de que a pesquisa científica brasileira possa se voltar para as necessidades do continente africano. "Temos que cooperar com a África. Temos que ajudá-los a combater a fome e doenças endêmicas", relatava o discurso.

O mesmo tema foi abordado no discurso do presidente da Embrapa, Sílvio Crestana. Segundo ele, "o maior desafio para o futuro da empresa é ajudar o desenvolvimento da agricultura dos povos africanos". Crestana acrescentou que este auxílio representa um resgate histórico "porque o desenvolvimento da América se deve à África".

Além daquele continente, Roberto Rodrigues ressaltou a importância da empresa desenvolver biocombustíveis. Para ele, esta é a única alternativa viável para uma futura escassez de petróleo no mundo. "A Embrapa precisa levantar esta bandeira. Até hoje somente um prêmio Nobel da Paz foi para a agricultura. Acho que a agroenergia pode reduzir pobrezas. Quem sabe a Embrapa não ganha o prêmio Nobel nesta área", questiona.