Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio - Os aumentos internacionais do petróleo não justificam reajuste de combustíveis no Brasil, assegurou hoje o presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, no encerramento do 3º Fórum de Empresas Estatais de Petróleo. O preço do petróleo não foi o tema principal do encontro, que reuniu presidentes e dirigentes de 22 das maiores empresas do setor, representativas de 75% das reservas mundiais. As sessões temáticas versaram sobre sustentabilidade, gás, tecnologia, recursos humanos e formação de joint-ventures entre as companhias.
Dutra revelou porém que nas conversas informais, "houve uma certa avaliação de que os preços continuarão em patamares altos em função de uma série de fatores tanto de oferta e de demanda, como o aumento do consumo na China e Índia, e também de fatores especulativos que são inerentes hoje à indústria do petróleo". Garantiu que, mesmo assim, a Petrobras não analisa mudança de preços da gasolina no momento.
Na sua opinião, o 3º Fórum foi mais representativo que os anteriores, realizados na Argélia e na Noruega, não só pelo número de empresas participantes, mas pelo grau de importância dada pelas companhias, cuja maioria foi representada por seus presidentes. Foram criados grupos de trabalho que aprofundarão a partir de agora o debate sobre questões de interesse das empresas, além de preparar os próximos encontros que serão realizados na Arábia Saudita, em 2006, e na China, em 2008.
Dutra avaliou que o evento mostrou que a estatal brasileira é uma empresa com liderança global na indústria de petróleo. Os participantes não entraram em detalhes sobre as relações bilaterais ou interpaíses "porque sob o guarda-chuva amplo de empresas estatais de petróleo, se tem uma gama de perfis diferenciados de empresas. Tem-se desde empresas com 100% de capital estatal, que se confundem até com ministérios, até empresas como a Statoil, da Noruega, e a Petrobras, no Brasil, com grande participação do capital privado e ações listadas em Bolsa".
Um dos desafios do encontro foi encontrar, com espectros tão variados, os pontos em comum entre eles, disse Dutra.