Brasil busca novo ponto de partida para negociação Mercosul-União Européia

25/04/2005 - 22h13

Brasília, 25/4/2005 (Agência Brasil - ABr) - O Brasil poderá "verificar" as suas ofertas na tentativa de criar um novo ponto de partida para o processo de negociação do acordo interregional entre o Mercosul e a União Européia. A medida brasileira, produto de consenso de reunião interministerial realizada hoje, precisa, no entanto, da aprovação dos demais componentes do bloco sulista.

"Os ministros entendem que para um gesto para tentar destravá-la [a negociação], o país poderia fazer um exercício de verificação de ofertas e condicionalidades, com a esperança de que o mesmo fosse feito pela União Européia e que, a partir desses dois documentos, vamos chamá-los de informais, os ministros de ambos os blocos pudessem dar instruções claras sobre a continuidade das negociações", afirmou Mário Mugnaini, secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Segundo o secretário, a negociação teria continuidade a partir da nova verificação "informal" das ofertas, o que poderia ser caracterizado como "um novo ponto de partida". Na opinião de Mugnaini, "seria uma espécie de resumo recapitulativo, que tentaria colocar [as ofertas], numa linguagem negociadora, no chamado 'paper' (papel), onde você estaria resgatando não só as ofertas escritas, mas as ofertas verbais".

Participaram da reunião os ministros Luiz Fernado Furlan (Desenvolvimento), Celso Amorim (Relações Exteriores), Roberto Rodrigues (Agricultura) e Antonio Palocci (Fazenda), além do secretário executivo do Ministério do Planejamento, Nelson Machado, que representou o ministro Paulo Bernardo, e do secretário executivo da Casa Civil, Swedenberger Barbosa, representante do ministro José Dirceu.