Érica Sato
Da Agência Brasil
São Paulo - O setor de frutas receberá mais de R$ 13 milhões do governo federal para investir este ano em ações promocionais no mercado externo. A Agência de Promoção de Exportações (Apex – Brasil) e o Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) fecharam nesta semana um acordo de abrangência nacional para incentivar a exportação de frutas in natura e produtos processados.
O principal programa previsto é o Brazilian Fruit Festival (Festival de Frutas Brasileiras), resultado de parceria da Apex com o Ibraf e o grupo Carrefour. O festival pretende aumentar as ações promocionais do setor em 18 países na Europa, Oriente Médio, Ásia e Américas. Com a continuidade do projeto, iniciado em setembro do ano passado, a meta de exportações do setor de frutas para 2005 é de US$ 546,8 milhões – um crescimento de 20% em relação a 2004.
A estratégia do Festival é apresentar as frutas em sessões de degustação, a fim de conquistar novos consumidores. O programa levará a diversos países frutas in natura, sucos e polpas, incluindo as cítricas, caqui, carambola e variedades típicas de clima temperado, como uvas e maçãs. No ano passado, foram realizados festivais na Espanha, Portugal e Polônia. Neste ano, os primeiros países são França, Itália e Argentina. Na Itália, o festival começou em 11 de abril, com a venda de frutas e derivados brasileiros, simultaneamente, em 16 hipermercados. Na França, o programa faz parte das comemorações do Ano do Brasil e as principais promoções em Paris estão previstas para maio. Não há data definida para o festival na Argentina.
"O mercado internacional é muito receptivo aos sabores e à diversidade de frutas brasileiras. Na Polônia, por exemplo, onde iniciamos o Brazilian Fruit Festival, o estoque adquirido de algumas frutas, para durar uma semana, esgotou-se no início do segundo dia. Por esse potencial e pelo bom retorno que o projeto tem apresentado é que vamos intensificar nossas ações e customizar a estratégia", afirma Juan Quirós, presidente da Apex.
O valor das exportações de frutas frescas do Brasil cresceu 208% no período de 1998 a 2004 – de US$ 120 milhões, subiu para US$ 370 milhões.