Governo quer parceria da iniciativa privada em campanhas de utilidade pública

25/04/2005 - 18h34

São Paulo, 25/04/2005 (Agência Brasil - ABr) - O governo federal quer contar com a parceria da iniciativa privada para a divulgação, a partir do final de maio, de campanhas de utilidade pública nas áreas de saúde, educação, segurança no trânsito e meio ambiente. O projeto, batizado de Parcerias Público Privadas em Comunicação, foi apresentado hoje, em São Paulo, a cerca de 150 empresários pelo secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica, ministro Luiz Gushiken.

"A idéia é enaltecer o exemplo e criar hábitos positivos. Se focarmos a campanha incentivando as crianças à prática da leitura, à prática de esportes que melhorem a saúde, ao respeito ao trânsito ou em ações sobre como lidar com o meio ambiente, pode ser que a gente produza uma excelente campanha em parceria com o setor privado", resumiu o ministro.

O projeto foi encampado por três entidades - Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP), Associação Brasileira de Propaganda (ABP) e Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) - que sairão a campo em busca de parcerias com o setor privado. "A idéia deles é buscar empresas que possam ter ganho na valorização da marca ao se engajar em uma campanha que, eventualmente, é de interesse público. O governo é coadjuvante neste processo", enfatizou Gushiken.

O ministro mencionou, como exemplo, o eventual financiamento, por uma editora ou fabricante de papel, de campanha de incentivo à prática da leitura. Já a indústria farmacêutica poderia ter interesse em uma campanha contra a auto-medicação. "O importante é lançar um conceito que dê guarida para estas múltiplas atividades que o setor privado venha a se interessar em levar adiante". Segundo Gushiken, o apoio do empresariado é importante, pois os governos municipal, estadual e federal não têm recursos para uma campanha desse porte.

O projeto é uma segunda fase da campanha O Melhor do Brasil é o Brasileiro, lançada em julho do ano passado pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA). Desenvolvida voluntariamente pela Lew, Lara (agência que atende à conta institucional da ABA) a campanha "Eu sou brasileiro e não desisto nunca" obteve o equivalente a cerca de R$ 100 milhões em mídia gratuita com a adesão dos principais veículos de comunicação do país. Dezenas de empresários também se associaram ao projeto, adotando em suas embalagens o slogan "O Melhor do Brasil é o Brasileiro". Como na primeira fase, o governo federal não terá custos com a campanha.