PF confirma que indígenas mantém 4 policiais como reféns em Roraima

22/04/2005 - 22h47

Thaís Brianezi
Enviada especial

Boa Vista – A superintendência da Polícia Federal em Roraima confirma que quatro policiais são mantidos como reféns por indígenas na comunidade Flexal, no município da Uiramutã, em Roraima. Os índios questionam a homologação contínua da Reserva Raposa Serra do Sol.

Desde a manhã desta sexta-feira (22), a imprensa local e a Secretaria Estadual do Índio divulgavam a informação da prisão dos policiais, mas a Polícia Federal só confirmou o fato após o envio de um grupo da sede no Uiramutã até a aldeia Flexal para averiguar o fato. O tempo para chegar até a comunidade a partir de Uiramutã é de aproximadamente de três horas.

Segundo relatos do governo de Roraima, às 10 horas da manhã, o secretário-adjunto da Secretaria Estadual do Índio, Wilson Jordão, recebeu uma ligação do tuxaua Lauro Barbosa, da comunidade Flexal, diz que viu quatro policiais passarem por lá e disse que, na volta deles, iria prendê-los. Às 15h30, ainda segundo o governo de Roraima, o tuxuaua fez outro contato e confirmou prisão dos policias.

"O tuxaua disse que prendeu os policias federais em protesto contra a homologação contínua da Raposa do Sol, porque não querem ficar isolados num modelo de reserva como a dos ianomâmi", disse Wilson Jordão ao se referir a um tipo de reserva que a população indígena não mantém contato com os "não-índios".