Seminário discute em Recife propostas para combater a fome, a violência e a criminalidade

23/02/2005 - 9h00

Marcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - Propostas para combater a fome, a pobreza, a violência e criminalidade serão debatidas de hoje até sexta-feira (25) por parlamentares, líderes comunitários, representantes de governo e de organizações não-governamentais que participam do seminário Os desafios para os direitos humanos, no Recife Monte Hotel, em Boa Viagem. O evento é promovido pela Fundação Joaquim Nabuco, em parceria com a ONG italiana Movimento Leigo América Latina.

De acordo com a pesquisadora Ronidalva de Andrade, da Fundaj, a idéia é articular iniciativas que promovam o exercício da cidadania com base no respeito à ética e aos direitos humanos. Entre os palestrantes estão o professor Leonardo Boff, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, o secretário especial de Direitos Humanos, Mário Mamede e o secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri.

O seminário integra as ações do projeto Unicidadania, implantado há três anos por dez entidades da sociedade civil, incluindo universidades, para melhorar a capacidade de intervenção das ONGs e das instituições que atuam na área de direitos humanos, por meio da qualificação de pessoal.