Líderes definem partidos que vão presidir comissões da Câmara

23/02/2005 - 20h36

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Colégio de Líderes definiu, há pouco, em reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE), as legendas que vão presidir cada uma das 20 comissões técnicas da Casa. O critério adotado para a escolha foi o tamanho das bancadas dos partidos. O colégio, formado por líderes de todos os partidos, também definiu o tamanho das comissões. O PT, que tem a maior bancada, com 91 deputados, escolheu, e vai presidir quatro comissões: Constituição e Justiça (61 membros), Direitos Humanos e Minorias (18), Educação e Cultura (32) e Legislação Participativa (18).

Com a segunda maior bancada (85 deputados), o PMDB vai presidir três comissões: Finanças e Tributação (33), Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (40) e Trabalho, Administração e Serviço Público (25). O PFL, terceira bancada, presidirá as comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (40) e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (30). Ao PSDB, caberá presidir as comissões de Minas e Energia (30) e de Turismo e Desporto (19) e ao PP, as de Desenvolvimento Urbano (18) e Seguridade Social e Família (33).

O PTB ficará com a presidência das comissões de Defesa do Consumidor (21) e Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (17). Ao PL, foi destinada a presidência das comissões de Viação e Transportes (30) e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (18). O PSB vai presidir a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (21) e o PPS, a da Amazônia, Integração Nacional, e de Desenvolvimento Regional (20). O PDT ficará com Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (18).

Feita a distribuição das comissões pelos partidos, caberá agora aos lideres partidários indicar os deputados que vão compor cada uma delas. A eleição para a presidência e vice-presidência deverá ocorrer na próxima semana, quando então as 20 comissões técnicas serão insataladas.