Novo líder do PMDB promete buscar consenso e trabalhar pela governabilidade

23/02/2005 - 20h58

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Com 44 votos, contra um branco e um nulo, o deputado Saraiva Felipe (MG) foi eleito hoje, em votação secreta, líder do PMDB na Câmara. Apenas 46 dos 85 deputados da bancada compareceram à reunião. O novo líder reconheceu que a bancada está dividida e prometeu trabalhar para uni-la. Uma das alas apóia o governo e a outra trabalha pela independência do partido. "Minha palavra é diálogo. Vou buscar o consenso, conversar com cada companheiro para construir a unidade do PMDB", disse o líder.

Saraiva Felipe afirmou que não vai dialogar apenas com a bancada, mas também com os senadores, e prometeu apoiar a governabilidade. "Vou dialogar maduramente com o governo federal, tendo em vista a governabilidade e o atendimento das necessidades da bancada e os grandes interesses nacionais, que não podem fugir à agenda do PMDB", disse o líder. O deputado lembrou que apoiou o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva na disputa presidencial de 2002.

Nos últimos dias, houve intensa disputa pela liderança do PMDB entre Felipe e o líder José Borba (PR). Isso resultou em alternância dos dois deputados na liderança, com apresentação de listas de apoio a um e outro. Também foi registrado crescimento da bancada peemedebista, que chegou a contar com 94 deputados. De um lado, representantes da ala governista buscavam novas filiações para garantir a liderança a José Borba, enquando os partidários da ala independente usavam a mesma tática. Nove deputados recém-filiados tiveram impugnada sua entrada no partido. O PMDB conta hoje com 85 deputados.