Lula diz que empresários devem voltar atenção aos projetos de integração sul-americana

23/02/2005 - 16h00

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que os investimentos da Espanha nos países da América do Sul devem priorizar os projetos de infra-estrutura. "Os empresários devem voltar sua atenção para iniciativas de integração, sobretudo da infra-estrutura dos países sul-americanos".

Durante almoço no Itamaraty oferecido ao príncipe de Astúrias, Filipe de Borbón, Lula afirmou que o Fórum de Investimento e Cooperação Empresarial Hispano-Brasileiro - que se inicia amanhã em São Paulo - será uma oportunidade para concretizar projetos entre os dois países.

Lula também lembrou que 2005 é o ano internacional do microcrédito. Por isso, defendeu o presidente, "Brasil e Espanha têm que explorar alternativas para fazer do microcrédito um instrumento de estímulo à prosperidade dos pequenos e médios empreendedores brasileiros."

O presidente voltou a afirmar que a economia brasileira vive "um bom momento" e que entrou em novo ciclo de crescimento sustentável. "O Brasil expandiu o comércio exterior e diminuiu sensivelmente nossa vulnerabilidade externa. E o mais importante: a forte expansão do emprego e da massa salarial."

Em seu discurso, Lula elogiou a decisão do governo espanhol de se associar à iniciativa internacional de combate à fome e à pobreza. O presidente disse que, juntos, Brasil e Espanha vão encontrar novos recursos para atender à causa do desenvolvimento econômico e social das nações pobres.

O príncipe Filipe de Borbón destacou ainda que a relação entre Brasil e Espanha é promissora. Segundo ele, o evento em São Paulo será uma boa oportunidade para os dois países tratarem de novas questões comerciais.