CPMI da Terra deve ir ao Pará analisar causas da violência no campo

23/02/2005 - 12h49

Juliana Cézar Nunes
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O deputado federal João Alfredo (PT-CE) apresentou nesta quarta-feira na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Reforma Agrária e Urbana (CPMI da Terra) proposta de visita à região oeste do Pará. Em Anapu e Altamira, o relator da CPMI pretende que os parlamentares façam uma análise das causas da violência no campo e elaborem propostas para combater o problema.

João Alfredo também quer incluir no roteiro de viagem visitas a Goiás (Goiânia), Mato Grosso, Rondônia, Minas Gerais (Felisburgo e Unaí), São Paulo e Paraná. Sobre a morte da irmã Dorothy Stang, o deputado federal lembrou as duas ocasiões em que esteve com a missionária no Pará.

"Em junho do ano passado, ela deu seu depoimento na comissão e relatou a situação de conflito existente na região de Anapu contra ela e contra os agricultores", conta João Alfredo, que diz ter enviado alerta ao ministério da Justiça. "Tudo acabou se materializando. O governo federal não desenvolveu ação eficaz como faz agora. Os técnicos do Incra e do Ibama que estavam lá não tinham infra-estrutura e segurança."