Cade aprova fim de vôos compartilhados entre Varig e TAM

23/02/2005 - 17h50

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou hoje o plano apresentado pelas companhias aéreas Varig (Viação Aérea Riograndense) e TAM Linhas Aéreas para o término de seus vôos compartilhados. A partir de agora, as empresas terão 90 dias para encerrar completamente as operações conjuntas.

No último dia 15, as empresas aéreas apresentaram um plano no qual se comprometem a transportar todos os passageiros com bilhetes reservados e emitidos mesmo para datas posteriores ao encerramento do compartilhamento, "com sua reacomodação, quando necessário, de acordo com as novas malhas de cada empresa".

Segundo o conselheiro-relator do Cade, Luiz Carlos Delorme Prado, depois do prazo de 90 dias, as companhias passarão a atuar "como duas empresas separadas normais. Se houver uma atuação conjunta, ficará caracterizado o cartel", afirmou.

Prado disse que o fim das operações em conjunto trará benefícios ao consumidor, como preços mais baixos e melhor qualidade de vôo. "O Cade entende que isso será melhor para o consumidor. Quando duas empresas com a capacidade, com a importância da TAM e da Varig voltam a competir, isso terá efeitos positivos, preços sobre linha, sobre qualidade de vôo, não tenho dúvida sobre isso", afirmou.