Temer quer ser ouvido antes de novas filiações ao PMDB chegarem à Mesa da Câmara

16/02/2005 - 17h31

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), enviou hoje ofício ao presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), pedindo que a presidência do partido seja ouvida antes de serem encaminhadas à secretária-geral da Mesa as novas filiações partidárias. De acordo com o ofício, a medida justifica-se diante das "inúmeras" novas filiações ao PMDB com vistas à disputa em torno da liderança da bancada na Câmara.

Michel Temer pede que as novas filiações ao PMDB só sejam admitidas após manifestação da presidência do partido, que "certificará se foram, ou não, cumpridos preceitos estatutários que permitem a filiação".

Segundo o deputado, a cada nova filiação, "nasce uma impugnação a ser examinada pelo partido, o que gera extraordinária insegurança político-partidária". De acordo com Temer, as filiações têm se verificado "apenas para efeito numérico, sem muitas vezes, nenhuma ligação de natureza ideológica e programática com o partido".

A disputa por novos peemedebistas tem aumentando nos últimos dias nas duas alas do PMDB, a governista e a oposicionista. De um lado os governistas, liderados pelo ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, buscam novos filiados para apoiar a permanência do atual líder, José Borba (PR), no cargo. A outra ala, comandada pelo ex-governador do Rio Anthony Garotinho, trabalha para aumentar a bancada oposicionista dentro do partido e garantir a liderança do PMDB na Câmara, com o deputado Saraiva Felipe (MG).

Irritado com esse troca-troca partidário, o presidente do PPS, deputado Roberto Freire (PE), ironizou: "Tem deputado aqui como cartão pré-pago até sexta-feira. Isso é uma desmoralização".