Governo do Rio cria comissão para implantar medidas do Protocolo de Quioto

16/02/2005 - 21h32

Rio, 16/2/2005 (Agência Brasil - ABr) - A governadora do Estado, Rosinha Matheus, assinou hoje um decreto que cria a Comissão Estadual do Protocolo de Quioto, formada por seis representantes governamentais, três empresários e três técnicos. O órgão deverá estimular a implantação, pelas empresas, de mecanismos de desenvolvimento limpo, para estimular a redução da emissão de gases poluentes no estado do Rio.

"Esta Comissão está subordinada diretamente à governadora. Isso vai fazer com que as ações fluam mais e não fiquem pulverizadas por secretarias ou por órgãos vinculados. Todas as ações relacionadas aos objetivos do Protocolo de Quioto estarão agora integradas por esta Comissão", disse o chefe de gabinete do governo do Estado, Fernando Peregrino.

A criação da nova Comissão foi divulgada na noite de hoje, durante um painel sobre o Protocolo de Quioto, realizado na cidade do Rio de Janeiro, com a presença do presidente do Instituto Brasil/Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), Haroldo Mattos de Lemos, representantes do governo estadual e da prefeitura do Rio, além de especialistas.