Pesquisa mostra dificuldade de microempresários para obter crédito

16/02/2005 - 18h10

Liésio Pereira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Um terço dos pequenos e microempresários tem dificuldades para obter crédito, segundo pesquisa da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP) divulgada hoje. A enquete abrangeu 223 empresas dos setores de varejo, atacadista e de serviços. Dos entrevistados, 32% declararam enfrentar problemas para obter crédito, principalmente de capital de giro. Os juros altos foram indicados como a principal razão.

A pesquisa constatou que 48% dos entrevistados afirmam não ter problemas com a obtenção de financiamentos e 19% dizem não solicitar crédito.

Do total de empresários que declarou ter dificuldades para obter crédito, 46% indicam os juros altos como principal razão e, a seguir, as exigências de garantia (21%) e baixo limite de crédito oferecido (17%). Segundo os empresários, o principal motivo para a solicitação de financiamentos é necessidade de capital de giro - 48% são para rolagem de curtíssimo prazo (48%), 39% para investimentos e 13% para quitação de dívidas.

Os bancos privados são apontados por 49% dos comerciantes como os que oferecem mais dificuldades para obtenção de crédito, contra 42% que indicam os bancos públicos.