Lula diz a dirigentes do Caribe que integração é prioridade de seu governo

16/02/2005 - 13h32

Irene Lôbo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Ao participar da abertura da XVI Conferência de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a dizer que a integração do Brasil com os países e regiões vizinhas é prioridade de seu governo. "Juntos, seremos capazes de melhor nos inserirmos nesse mundo que vivemos e mudar a relação de forças internacional atual. Unidos, poderemos construir uma nova geografia econômica e social que leva os países em desenvolvimento a realizar plenamente suas potencialidades", disse o presidente, em discurso no Palácio das Convenções em Paramaribo, capital do Suriname.

Lula lembrou que esta é a primeira vez que um presidente brasileiro se dirige aos líderes do Caribe e que é hora de estabelecer parcerias entre o Brasil e os países caribenhos. "O Suriname, país que soube aproximar mundos, raças e culturas distantes, é um parceiro privilegiado nesse diálogo. Estamos maduros para uma aliança que realize nosso potencial de superação na luta por um mundo mais justo e solidário", afirmou.

O presidente comparou o Brasil e o Caribe como terras que receberam culturas diferentes. Ele afirmou que o Brasil é a segunda maior população de origem africana do mundo, atrás somente da Nigéria e que acolheu também um grande número de imigrantes europeus e asiáticos. "A miscigenação e a convivência harmônica marcam nossas identidades. Estamos empenhados na
promoção do desenvolvimento econômico e determinados a combater a fome, a pobreza e a desigualdade social. Queremos fortalecer a democracia como base para a contrução da paz na região".