Lula destaca a questão do Haiti na conferência da Comunidade do Caribe

16/02/2005 - 13h36

Nelson Motta
Enviado especial

Paramaribo (Suriname) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lembrou a questão do Haiti em seu discurso na abertura da XVI Conferência de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom). "Compete ao povo haitiano encontrar soluções para os seus próprios problemas, mas o apoio da comunidade internacional é essencial para que o Haiti reencontre o caminho da superação dos conflitos e dilemas do país", disse Lula.

O presidente brasileiro disse aos representantes de 11 países que "o Brasil está no Haiti motivado pela solidariedade e pela crença na possibilidade de devolver a esperança de paz e justiça aos irmãos haitianos, por meio de um esforço físico coletivo e legítimo sob a chancela das Nações Unidas". E acrescentou: "A colaboração da Caricom é fundamental nesse processo."

O presidente Lula retornará ao Brasil antes do previsto. A decisão foi tomada depois de receber relatórios sobre os conflitos no Pará, segundo o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, que integra a comitiva. "O presidente está preocupado, quer providências imediatas", afirmou o ministro. A chegada de Lula à Base Aérea de Brasília está prevista para as 17 horas.