Jardim Botânico de Brasília tem bosque para lembrar Protocolo de Quioto

16/02/2005 - 12h27

Keite Camacho
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Para comemorar a entrada em vigor do Protocolo de Quioto, o Ministério do Meio Ambiente inaugurou nesta quarta-feira (16) o Bosque de Quioto no Jardim Botânico de Brasília, onde foram plantadas 141 mudas de 14 espécies de árvores nativas do cerrado por representantes de cada um dos países signatários do acordo.

O secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Victor Zveibil, que representou a ministra Marina Silva na cerimônia, disse que a expectativa é de haver um esforço global pela causa.

De acordo com Zveibil, o Brasil não tem um compromisso de estabelecer metas como as nações desenvolvidas, que têm acúmulo histórico de emissões de gases, responsáveis pela transformação no clima. Apesar disso, segundo ele, o governo tem o compromisso ético e está avançando no combate ao desmatamento e às queimadas na Amazônia, que representam os maiores índices de emissão.

O secretário Zveibil plantou uma muda de ipê roxo, que vai representar o Brasil no bosque. Ela foi plantada por ele e regada pelo secretário de Temas Especiais do Itamaraty, Everton Vargas.

O Protocolo de Quioto, um tratado internacional que prevê a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa, entrou em vigor hoje, depois de oito anos, com a ratificação de 141 países. A vigência do acordo só foi possível após a confirmação da Rússia, em novembro do ano passado.