Brasil quer acordo de livre comércio entre Mercosul e Caribe, diz Lula

16/02/2005 - 15h56

Irene Lôbo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (16), em Paramaribo, que o Brasil está disposto a avançar com ousadia, flexibilidade e generosidade para aprofundar as negociações de um acordo de livre comércio entre o Mercosul e os países do Caribe.

"Vamos estimular negócios e projetos de cooperação que vão além da relação comercial. Fomentaremos a circulação de bens e serviços e buscaremos maior concentração inter-regional em todos os níveis", afirmou o presidente, ao participar, nesta manhã, da abertura da XVI Conferência de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom), na capital do Suriname.

Lula voltou a dizer que as Nações Unidas devem refletir sobre o peso crescente dos países em desenvolvimento nas questões internacionais e defendeu uma nova atitude para as instituições financeiras internacionais que possibilite aos governos realizar mais investimentos em programas
sociais e em infra-estrutura produtiva.

O presidente brasileiro manifestou interesse em ampliar a cooperação com os países do Caribe, especialmente nas áreas de capacitação técnica no setor sucro-alcooleiro e na promoção comercial. No discurso, Lula falou também do Haiti. Segundo o presidente, o desarmamento e a manutenção da ordem são essenciais para criar as condições mínimas de segurança para a consolidação institucional do país.

"O Brasil e os demais integrantes sul-americanos da Missão de Estabilização das Nações Unidas querem fazer do Haiti um paradigma de colaboração internacional, baseada na reconciliação política e na reconstrução econômica", afirmou.