Luciana Vasconcelos
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Força Nacional de Segurança vai atuar no Espírito Santo sob o comando da Polícia Militar do estado. "Não é uma intervenção e sim colaboração ao governo do Estado e a força local", explicou Luiz Fernando. O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, disse que a utilização da Força Nacional será discutida no estado. "Através do nosso comando, vamos forjar o planejamento da presença da Força Nacional em terras capixabas", disse o secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa.
O governador afirmou que considera importante esse tipo de ação para combater a violência e o crime organizado no Espírito Santo. "O importante é essa integração, é esse fortalecimento, é essa concepção de solidariedade federativa. A teia criminosa particularmente é ligada ao roubo de cargas, ao tráfico de drogas foi muito longe nos centros urbanos do nosso país. E nós precisamos de muita coordenação, de muita integração para poder enfrentar e desbaratar essa estrutura criminosa no nosso país, que tem presença no estado do Espírito Santo também", ressaltou.
O envio da Força Nacional foi feito pelo governo federal depois de pedido do governador do estado. Na semana passada, diversos ônibus de Vitória foram incendiados. Para garantir a segurança da população soldados do Exército foram enviados ao estado, que estão serão substituídos por homens da Força Nacional de Segurança Pública.
O Espírito Santo é o terceiro estado em número de homicídios, perdendo apenas para Rio de Janeiro e Pernambuco, e o segundo em assassinatos contra jovens na faixa etária entre 15 e 24 anos, de acordo com dados da Unesco de 2002.