Lula diz que é preciso saber tirar proveito do relacionamento com outros países

30/11/2004 - 18h28

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que o Brasil está tendo uma "chance ímpar" de se relacionar com os outros países, por isso é preciso saber tirar proveito dessa oportunidade. "O Brasil se inseriu com uma certa força neste mundo globalizado. Se a gente agir com muita simplicidade e humildade, poderemos avançar e conquistar muitas coisas", afirmou Lula, ao participar da reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, no Palácio do Planalto.

Segundo o presidente, hoje vários países têm procurado o Brasil para discutir outro tipo de politica, "seja na Organização Mundial do Comércio (OMC), seja na Organização das Nações Unidas (ONU)". Lula afirmou que divergências, se forem discutidas de forma civilizada e democrática, sempre trazem resultados positivos. "Mas se forem discutidas de forma desastrada, não trazem nenhum resultado", disse, referindo-se às contradições existentes sobrepropostas para o meio ambiente.

Ao discursar no fórum, ele afirmou que o governo brasileiro está atento à implementação do protocolo de Kyoto, que será discutido na 10ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre o Clima, a ser realizada de 6 a 17 de dezembro, em Buenos Aires.