Crescimento com distribuição de renda é idéia de Lula e do governo há muito tempo, diz Palocci

30/11/2004 - 13h04

Daniel Lima e Bruno Bocchini
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, disse hoje que a idéia de que o Brasil precisa crescer, mas com distribuição de renda, é compartilhada pelo presidente Lula e tem sido defendida há muito tempo dentro do governo.

"O Brasil não precisa só crescer, porque já crescemos em outros momentos em níveis altos. Precisamos crescer e melhorar a distribuição de renda. Dar acesso às pessoas que não têm acesso aos mercados, aos bancos, ao crédito de forma mais facilitada", disse.

Palocci destacou que é preciso lembrar que o crescimento da economia vem acompanhado de um conjunto de ações que trazem mais empreendedores para o processo formal e produtivo. "Essas ações incluem uma parcela enorme de brasileiros que se dedicam ao empreendedorismo e se dedicam à construção de elementos de produção importante para um país do tamanho do nosso e que foram excluídos dos sistemas formais", lembrou.

Para o ministro, as mudanças que o governo tem feito no microcrédito devem trazer para a economia formal um número cada vez maior de empreendedores de baixa renda. Com isso, as características do processo de crescimento se diferenciam substancialmente de outros processos de crescimento vigorosos registrados no Brasil, mas que trouxeram pouca ou nenhuma distribuição de renda ou até a pioraram.

"Neste momento o Brasil cresce. Cresce de forma sustentável. E inclui grandes setores de empreendedores mais frágeis e pobres no seu processo de crescimento. Com isso, nós acreditamos que estamos construindo um processo, que é um desafio do início do governo Lula, que é crescer, mas não só crescer. Crescer incluindo as pessoas", afirmou.