Brasília, 30/7/2004 (Agência Brasil - ABr) - O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Manoel José dos Santos, e o deputado Assis Miguel do Couto (PT/PR), da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, comunicaram em audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a criação de uma entidade que congregará 195 cooperativas familiares, 23 federações sindicais, 118 sindicatos e associações locais e 16 entidades de apoio. É a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), que nasceu após encontro nacional realizado esta semana, em Brasília.
Santos ressaltou que a nova entidade vai facilitar a vida do pequeno produtor ao desembaraçar o processo de acesso ao crédito. "As propostas não serão mais individualizadas. Agora o crédito será discutido num ambiente coletivo, o que vai facilitar o processo de atendimento no banco", disse.
Santos acredita que a Unicafes será importante no processo de interlocução entre governo, trabalhador rural e sociedade para o avanço da produção e do desenvolvimento no campo, dentro de uma visão sustentável da agricultura familiar.