Furlan confirma que medidas para desonerar produção saem em agosto

30/07/2004 - 20h18

São Paulo, 30/7/2004 (Agência Brasil - ABr) - As medidas do governo para desonerar o setor produtivo serão anunciadas em agosto, garantiu hoje, nesta capital, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan. Segundo ele, técnicos dos ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento estão trabalhando em conjunto para definir as propostas.

"As equipes técnicas estão fazendo as contas. Vamos olhar os projetos verificando qual o valor de impostos que o governo abre mão e, a partir daí, escolher os setores prioritários para serem desonerados no curtíssimo prazo", afirmou. Ele acrescentou: "Vamos ter decisões durante o mês de agosto de desoneração da produção que terão efeitos positivos no curtíssimo prazo".

Furlan informou que os bens de capital devem ter o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) zerado até 2006. A primeira desoneração ocorreu em janeiro deste ano e as demais ocorrerão sempre neste mês nos próximos dois anos.

"O ponto de vista que estou defendendo é de que os bens de capital que não foram incluídos na desoneração anterior sejam equiparados agora, de imediato e, a partir daí, se entre no regime normal, que já está comprometido – em mais duas etapas – a zerar o IPI de bens de capital", informou o ministro.