Taubaté inaugura Museu de História Natural

09/07/2004 - 15h25

Brasília, 9/7/2004 (Agência Brasil - ABr) - Foi aberto à visitação pública esta semana o Museu de História Natural de Taubaté. O museu da cidade paulista do Vale do Paraíba tem um acervo de 5 mil peças que foram doadas pelo médico e paleontólogo Herculano Alvarenga.

A coleção reúne registros de diversos animais pré-históricos, como um fóssil da ave Paraphysornis brasiliensis, que viveu há mais de 20 milhões de anos no país. A peça foi descoberta por Alvarenga há 28 anos na região de Tremembé, na bacia de Taubaté. O museu também exibe coleções de pequenos insetos.

"São mais de 600 metros quadrados divididos entre as eras Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica. Os eventos evolutivos de cada período são explicados por meio do surgimento dos animais presentes na exposição", explica Alvarenga.

Segundo ele, entre os destaques científicos do acervo estão o crânio de um Tyrannosaurus rex, recebido do Museu de História Natural de Los Angeles, nos Estados Unidos, e a cabeça de um jacaré gigante descoberto à beira do rio Purus, na Amazônia. Também importante são duas réplicas do Anhanguera piscator, um pterossauro voador com cinco metros de envergadura que viveu no Nordeste brasileiro há cerca de 110 milhões de anos.

Os visitantes terão ainda a oportunidade de conhecer desde impressões fósseis das primeiras bactérias, passando pelos dinossauros, extintos há cerca de 65 milhões de anos, até animais que viveram no país há 12 mil anos. (Agência Fapesp)