Brasília, 9/7/2004 (Agência Brasil - ABr) - A entrega, em junho, dos primeiros automóveis Mercedes-Benz Classe A F-Cell a clientes alemães foi mais um importante passo da DaimlerChrysler no desenvolvimento da tecnologia da célula de combustível. Trata-se do maior programa prático mundial de testes de veículos com célula de combustível em frota.
Há dez anos, a montadora pesquisa esta tecnologia. Células de combustível liberam energia a partir de uma reação de hidrogênio com oxigênio. Elas operam com alto nível de eficiência e, dependendo do combustível utilizado, dão origem a um mínimo de emissões ou nenhuma emissão. Com hidrogênio, por exemplo, emitem apenas vapor d' água.
O hidrogênio pode ser armazenado e fornecido de várias formas. Os meios mais freqüentemente empregados são hidrogênio comprimido gasoso ou líquido resfriado a uma temperatura de -254°C ou menos, metanol, gasolina, borohidreto de sódio e hidretos metálicos. Como cada um destes meios têm suas próprias vantagens e desvantagens características, a DaimlerChrysler tem testado diversas opções. Hoje, a empresa está focando no hidrogênio gasoso.
O princípio da célula de combustível foi descoberto em 1839 pelo físico inglês William Grove. Uma reação química entre hidrogênio e oxigênio libera energia elétrica e calor e produz água quimicamente pura. A célula de combustível tem uma estrutura tipo sanduíche: entre dois eletrodos permeáveis a gás de papel grafite está uma folha de plástico eletrolítico, a membrana de intercâmbio de prótons (Pem).
Como uma única célula produz apenas um potencial elétrico muito pequeno, várias células são interligadas em série em pilhas. A energia elétrica assim gerada aciona o motor elétrico do veículo, assim como supre os elementos periféricos do sistema da célula de combustível.
Para focar em conhecimento e recursos e seguir adiante com o desenvolvimento da célula de combustível, a DaimlerChrysler formou uma aliança estratégica com a Ford e a Ballard, especialista em células de combustível. Durante os últimos dez anos, a DaimlerChrysler desenvolveu vários veículos-conceito para explorar as oportunidades apresentadas por esta tecnologia. (Usinagem Brasil)