Estudantes brasileiros disputam olimpíada de Física na Coréia

09/07/2004 - 15h11

Brasília, 9/7/2004 (Agência Brasil - ABr) - No dia 13 de julho, Alunos do ensino médio, selecionados pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), viajam na 3ª feira (13) para Pohang, na Coréia do Sul, onde se realiza a 35ª Olimpíada Internacional de Física (IPhO-2004). A competição terá a participação de mais de 60 países e aproximadamente 300 estudantes.

Em 2003, o Brasil teve boa atuação na IPhO, em Taiwan. O destaque foi a performance do estudante, Jong Woo. Entre os 240 concorrentes, Jong conquistou a 23º colocação, na prova experimental, colaborando para que o Brasil ficasse na melhor posição do ranking, entre os paises ibero-americanos, empatando apenas com Cuba, que já participa da competição desde a década de 70.

Rodrigo Yamashita, outro estudante, diz que faltou apenas um ponto para ganhar a menção honrosa. Mas seu empenho nos estudos não foi desperdiçado, ele conseguiu uma bolsa do governo japonês para estudar na Universidade de Tókio.

O professor Euclydes Marega, que orienta o time nacional para IPhO, está otimista. "A minha expectativa é grande. Pelo que pude notar, os alunos estão se dedicando ao máximo". Ele destaca a classificação de alunos de diferentes regiões do país. "Isto significa que o Brasil tem talentos espalhados por toda parte. Outro dado interessante é que dois alunos são do Colégio Militar. Esse fato é uma prova de que o ensino público tem salvação quando é feito com seriedade". (Ascom SBF)