Temperaturas de inverno serão mais baixas em relação aos anos anteriores

19/06/2004 - 12h18

Brasília - Intensas massas de ar frio irão deixar o inverno 2004 mais rigoroso comparado aos últimos dois anos. A previsão é do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Mas, segundo os meteorologistas do Centro, as temperaturas previstas para este inverno, que chega neste domingo (20), às 21h57 (horário de Brasília), estarão dentro da normalidade para o período.

A explicação dos especialistas é que nos últimos dois anos as temperaturas registradas ficaram acima da média histórica. De acordo com a Previsão Climática Unificada para o trimestre julho-agosto-setembro, divulgada ontem pelo Instituto Nacional de Meteorologia, as temperaturas devem ficar em torno da normal climatológica na maior parte do Brasil. Entretanto, não se descarta um declínio acentuado de temperatura, associado à entrada de intensas massas de ar frio, em particular no Sul do país.

Nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, por exemplo, houve um aumento de até 5ºC nas médias em relação aos anos anteriores, nos meses de maio e junho. Este ano, os meses de maio e junho registraram temperaturas de 2ºC abaixo da média histórica, nas regiões Sul e Sudeste. No restante das regiões do Brasil, as temperaturas estão obedecendo a média.

As informações são do Ministério da Ciência e Tecnologia.