Brasília, 19/6/2004 (Agência Brasil - ABr) - A relação entre epidemiologia e cidade será o tema central do 6º Congresso Brasileiro de Epidemiologia, que começa amanhã no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Segundo a organização do evento, estão previstas mais de 50 sessões de comunicações coordenadas, além de 21 palestras e colóquios, nove mesas-redondas e quatro conferências especiais.
Por três dias, profissionais de várias áreas do conhecimento discutirão assuntos relacionados ao tema "Um olhar sobre a cidade", dividido em três subconjuntos: "Epidemiologia e a cidade"; "A cidade fragmentada: inclusão, segregação e exclusão social" e "Cidade e qualidade de vida". A organizadora do congresso, a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), procurou na montagem da programação respeitar a diversidade geográfica que existe na produção científica do setor.
O tema do congresso, "Um olhar sobre a cidade", é uma homenagem ao recifense Dom Hélder Câmara, arcebispo emérito de Olinda e Recife, que usava a mesma frase como título de um programa transmitido pela Rádio Olinda, na época da ditadura militar. O defensor da liberdade, paz e justiça social, morto em 1999, também escreveu um livro com o mesmo nome.
Como é inerente aos trabalhos que procuram tratar da epidemiologia nas cidades brasileiras, os participantes também discutirão a relação que existe entre ensino, pesquisas e serviço. (Agência Fapesp)