Brasília, 15/04/2004 (Agência Brasil - ABr) - O Unibanco é a instituição financeira do país que apresenta o maior índice de irregularidades, segundo denúncias registradas no Banco Central pelos correntistas. Dos 11 maiores bancos do país – com mais de 1 milhão de correntistas – o Unibanco mantém, com índice de 2,39, a liderança do "ranking" das instituições financeiras que mais descumpriram, em março, as normas do Banco Central e do Conselho Monetário Nacional (CMN).
O Banco do Brasil, que já fazia parte do "ranking" das instituições alvo de muitas reclamações, ocupa agora a segunda colocação entre os que cometem mais irregularidades em relação aos serviços prestados aos consumidores. Já o banco ABN Amro ocupa a terceira colocação, seguido pelo Bradesco e Itaú.
As principais denúncias constatadas pelo Banco Central no mês passado foram recusa dos bancos em fornecer documentos obrigatórios aos correntistas, prática de débitos e saques indevidos e cobrança irregular de tarifas. Para fechar o índice, o Banco Central ouviu também a Caixa Econômica Federal, Besc, Banrisul, Santander e HSBC.
Segundo dados da central de atendimento do Banco Central, o número de denúncias feitas no primeiro trimestre do ano aumentou mais de 36%, em relação ao mesmo período de 2003.